Pages

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dê uma Forma Definida ao Seu potencial


O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, de Antônio Houaiss, apresenta a seguinte definição de potencial: "existente apenas como possibilidade ou faculdade, não como realidade". Portanto, não temos como manifestar o potencial se ele não tiver uma forma definida. Assim como se faz com o concreto, precisamos colocá-lo dentro de um "molde" que lhe dê forma e o torne útil. E qual é o molde no qual devemos colocar nosso potencial? As decisões. Para desenvolver o potencial adequadamente, devemos ter um plano e orar com relação a ele; devemos ter um propósito e agir.

Creio que muitas pessoas estão vivendo infelizes porque não têm feito absolutamente nada para desenvolver seu poten­cial. Na verdade, muitas dessas pessoas nunca o desenvolveram porque a única coisa que de fato fazem é reclamar por não esta­rem fazendo nada!

Por isso, se desejamos que o nosso potencial venha a ser de­senvolvido plenamente, não devemos ficar esperando até que tudo esteja perfeito para, só então, agir. Ao contrário: precisamos fazer alguma coisa agora! Comecemos fazendo o que estiver ao nosso alcance. Não podemos começar um processo pela etapa final. Devemos começar pela primeira etapa, e ninguém é exceção.

Muitos, contudo, querem começar o processo pela primeira etapa, queimar todas as etapas intermediárias e partir logo para a etapa final. Mas desse modo é impossível que dê certo.

Assim sendo, temos de dar uma forma definida ao nosso potencial, utilizando-o de modo prático. Afinal, nunca saberemos o que somos capazes de fazer se nunca tentarmos. Não devemos ter tanto medo de fracassarmos a ponto de nunca nos arriscar­mos. Também não podemos cair no comodismo, achando que se não fizermos nada, estamos livres de todos os riscos. Agindo as­sim, poderemos até ter uma falsa sensação de segurança; todavia, nunca obteremos sucesso no desenvolvimento pleno de nosso potencial nem nos sentiremos realizados com o que estamos fa­zendo. Portanto, vamos pôr mãos à obra, fazendo aquilo que Deus está nos orientando a fazer, e logo descobriremos o que somos capazes de fazer ou não.

Muitos vivem frustrados por não saberem quais são os seus dons ou qual é a vocação de Deus para a sua vida. Porém, para descobrirmos qual é a nossa vocação, basta apenas começarmos a realizar atividades relacionadas a uma área pela qual temos interesse. Deus não vai permitir que passemos a vida toda fazendo algo que odiamos. Eu, por exemplo, embora tenha filhos e netos a quem amo e cuja companhia aprecie muito, descobri que minha vocação não é trabalhar com crianças. Mas há pessoas que gostam muito de fazê-lo.

Sempre há alguém ungido por Deus para fazer o que é preci­so em cada área. 

O líder inteligente conhece as próprias limi­tações, por isso se cerca de pessoas que fazem muito bem aquilo que ele não consegue.

Joyce Meyer, em A Formação de um Líder.

0 comentários:

Postar um comentário